Santa Casa de Misericórdia de Itajubá

Av. Cesário Alvim, 632, Centro, Itajubá - MG Cep. 37501-059

SAIBA COMO CHEGAR

Serviços e Informações:

(35) 3629-5600

I Simpósio de Segurança do Paciente da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá

O I Simpósio de Segurança do Paciente da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, ocorrido na Faculdade Wenceslau Braz, no último dia 14, promovido pelo Núcleo de Segurança do Paciente da Instituição, trouxe importantes contribuições para os participantes da área da saúde, atuantes em ambiente hospitalar. A abertura e a primeira palestra foram ministradas pela Superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, Renata Rennê Ribeiro Finamor Alvarenga, Especialista em Gestão Hospitalar e Empresarial, onde atua na área de saúde há 18 anos. Foi falado em sua apresentação sobre a história da Infecção x Segurança do Paciente na Enfermagem desde os primórdios.

 

Já a segunda palestra foi sobre o Case: Núcleo de Segurança do Paciente, ministrada pela Enfermeira Blenda Caroline Bernardo, Especialista em Urgência e Emergência, responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente e Educação Permanente da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá. A mesma explicou sobre o funcionamento de um Núcleo de Segurança dentro do ambiente hospitalar e também sobre as 6 metas Internacionais de Segurança do Paciente.

 

Em seguida, tivemos a brilhante palestra com o tema Atuação da Enfermagem na Segurança do Paciente, ministrada pela Enfermeira Claudia Vallone, Mestre em Ciências da Saúde e Doenças Infecto-contagiosas, com 32 anos de experiência no Hospital Albert Einstein, atuando como Enfermeira Consultora de CCIH e Educação Continuada. Foram evidenciados em sua apresentação os pontos da atuação da enfermagem, que podem melhorar para que não se coloque em risco a segurança do paciente.

 

Os problemas em relação à segurança do paciente vão além dos erros. Danos à saúde podem vir do próprio tratamento, porém, existem situações que são evitáveis e outras que são inerentes. Precisamos estar preparados. Temos que conhecer os riscos, aprofundar no conhecimento e, a partir disso, conseguimos prevenir.

 

Agradecemos os todos participantes da cidade de Itajubá, onde contamos com a presença da enfermeira do CEAM, enfermeira da UNIMED, professoras da Faculdade Wenceslau Braz, profissionais de área de saúde da Nossa Santa Casa e também tivemos a honra de receber profissionais da área de saúde das cidades: Caldas, Lorena, Ouro Fino, Paraisópolis, Pouso Alegre e Três Pontas.

 

Agradecemos o apoio e a parceria de todos que trabalharam para a concretização desse Simpósio. Nosso muito obrigado!

 

 Ver fotos...

 

 

Fonte: em 19/06/2019.
Outras NotÍcias

PARCERIA PARA REFORMA DAS NOSSAS POLTRONAS


Agradecemos o apoio da contadora Elaine Guimarães, da Alpes Contabilidade...

Festa da Nossa Santa Casa em Comemoração ao Aniversário do SASB


No dia 09 de Dezembro, aconteceu no Parque de Exposições Aureliano Chaves, em Itajubá, a grande festa da Nossa Santa Casa em comemoração ao Aniversário do SASB (Serviço de Assistência à Saúde Beneficente).

Fórum de Humanização 2018


No dia 08 de Novembro aconteceu no auditório da Faculdade Wenceslau Braz o FÓRUM DE HUMANIZAÇÃO, realizado pela Associação Viva e Deixa Viver em parceria com a Nossa Santa Casa e a MAHLE

Outubro Rosa - Se conheça, Se ame, Se cuide!


A Nossa Santa Casa no mês de Outubro organizou dois eventos relacionados ao Outubro Rosa.

SEMANA DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS


No mês de Setembro realizamos ações sobre a Doação de Órgãos e a Nossa Santa Casa promoveu uma Roda de Conversa

Campanha Adorno Zero


Neste mês de Setembro iniciamos a Campanha Adorno Zero na Nossa Santa Casa.

FEPI REALIZA AÇÃO EM PROL DA NOSSA SANTA CASA


A FEPI, parceira da Nossa Santa Casa, promoveu a capacitação "Líder e Gestor Farmacêutico: os novos desafios da assistência farmacêutica".

PROGRAMA ENERGIA INTELIGENTE


Programa Energia Inteligente da Cemig em parceria com o Governo de Minas Gerais

CAMPANHA JUNHO LILÁS


TESTE DO PEZINHO

Lacre Social


Sua atitude faz a diferença

Aniversário de 121 anos da Nossa Santa Casa


No dia 2 de maio, comemoramos o aniversário de 121 anos de existência da Nossa Santa Casa de Misericórdia de Itajuba.