Nossa História

A primeira Santa Casa de Itajubá foi inaugurada em 02 de maio de 1897, antes os serviços prestados eram de responsabilidade da Sociedade Beneficente de Itajubá.

A população itajubense foi de extrema importância para a conclusão desta obra, que foi recebida com muito amor e carinho e pode contar com mais de 700 associados comprometidos em auxiliar neste grandioso empreendimento, que por mais de 20 anos funcionou sob a direção do médico Dr. Xavier Lisboa.

Com a necessidade de expansão da Santa Casa, a comunidade novamente mostrou sua união e iniciava-se aí a época de campanhas para arrecadação de fundos, que envolveu todas as classes sociais através de quermesses, festas, contribuições e dinheiro e auxílios oficiais. Tais ações possibilitaram a compra do terreno e a construção da nova Santa Casa, com instalações modernas para a época que atendiam muito bem às necessidades da população.

Em 1925, a Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, passou a ser presidida por três irmãs da Congregação da Providencia de Gap que ficariam responsáveis por reger o serviço de enfermagem e a assistência aos pacientes.

No ano de 1945, com a necessidade de aumentar suas instalações e proporcionar um espaço exclusivo para a maternidade, foi construído um novo prédio destinado para tal setor, que foi chamada de Xavier Lisboa, homenageando a personalidade desse médico que muito fez pela instituição. O primeiro parto aconteceu em 2 de maio de 1947.

Novas melhorias surgiram em 1977, com a construção e inauguração de um novo bloco. Equipado com elevadores, dentro de seus 6 andares englobava um novo Centro Cirúrgico, salas especializadas, serviço de atendimento pediátrico, sala de recuperação e tratamento intensivo, enfermarias para homens e mulheres, farmácia, quartos de apartamento e salão de reunião, assim a Santa Casa acompanhava o progresso da nossa querida cidade, Itajubá.

Em 2008, a Instituição iniciou seu processo de reestruturação física e administrativa com o apoio público, de empresas parceiras e da comunidade. Desde então ocorreram diversas melhorias estruturais, tais como a ampliação e modernização do parque tecnológico, implantação da nova maternidade, reforma da UTI, do pronto atendimento e das clínica de internação.

No âmbito administrativo, conquistamos a regularidade fiscal, a implantação da gestão de custos, do comitê da qualidade, do setor de captação de recursos, do núcleo de segurança do paciente, além da especialização da gestão administrativa e da adequação dos processos e fluxos de trabalho e programas de ética e compliance corporativo.

Através da busca constante por melhoria, no ano de 2021, a Nossa Santa Casa recebeu a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que garante a qualidade e segurança do paciente com base em padrões e requisitos previamente definidos e reconhecidos internacionalmente.

Desde seu princípio, a Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, pode contar com a caridade e o comprometimento da comunidade, pessoas como o Dr. Wenceslau Braz Pereira Gomes, um dos maiores benfeitores desta Instituição centenária, contribuem diariamente com o crescimento e a qualidade dos serviços ofertados. Melhorias que são e sempre serão o norte da Nossa Santa Casa, uma instituição aberta para acolher Itajubá e região, oferecendo resolutividade e atenção à todos que necessitarem.

Fotos