Renata Alvarenga, da Santa Casa de Itajubá: “Nossa estratégia assegurou passar pela crise com sucesso”

Para o especial “Realizadores que Influenciam”, superintendente da Santa Casa de Itajubá fala sobre gestão e ações adotadas para o enfrentamento da Covid-19

Formada em Enfermagem pela Faculdade Wenceslau Braz, em Itajubá (MG), a superintendente da Santa Casa de Itajubá, Renata Renne Ribeiro Finamor Alvarenga, vem construindo uma trajetória ascendente na Saúde.

A executiva já atuou como responsável técnica no Hospital Santa Lúcia, mas foi por meio de um concurso na Prefeitura Municipal de Poços de Caldas que Renata teve seu primeiro contato com gestão na Saúde.

“Fui contratada para gerenciar toda a equipe de Enfermagem em 14 unidades de saúde de Poços de Caldas. Foi a partir dessa experiência que me apaixonei pela área administrativa.”

Santa Casa de Misericórdia de Itajubá

Em 2005, a executiva se aventurou pelo Estado do Pará, onde atuou também no setor administrativo do Hospital Municipal de Sapucaia/PA. Foi nesse momento também que Renata buscou se especializar em Gestão Hospitalar.

“Neste novo cargo, pude realizar muitas melhorias em processos, na infraestrutura e na capacitação da equipe. O público do Hospital é muito carente de um atendimento resolutivo e humanizado. Foi um momento muito feliz da minha vida e a maior realização pessoal de toda minha trajetória.”

Após quatro anos na região Norte, a executiva foi convidada para gerenciar a Enfermagem da Santa Casa de Itajubá. Depois de seis meses vivenciando a nova rotina, Renata se candidatou para um novo processo seletivo interno e foi a partir daí que ela assumiu o posto de superintendência da Instituição, cargo que ocupa até hoje.

“É uma honra e uma satisfação muito grande estar à frente da Instituição. É gratificante ter a possibilidade de auxiliar e desenvolver todas as equipes”, ressalta.

Estratégias de combate

Na administração da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, Renata teve a missão de enfrentar o momento mais difícil de sua carreira: a pandemia da Covid-19. Para isso, a executiva foi em busca de instituições referências do setor para analisar e aprender novas estratégias.

“Estivemos em contato com a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais, que agrega 300 instituições filantrópicas. Trocamos experiências e conhecimentos diários no enfrentamento da crise.”

A executiva também apostou na gestão participativa, baseada na escuta de toda a equipe multiprofissional. “Montamos um comitê de crise com apoio de todas as lideranças da Santa Casa de Itajubá que foi fundamental para entender os mais variados indicadores e medir nossos resultados em um geral.”

E foi justamente essa estratégia que garantiu uma das maiores conquistas da Instituição em 2021: o selo de acreditação ONA Nível 1. “Nossa estratégia assegurou que passássemos pela crise com sucesso e ainda transformou completamente nosso sistema de gestão. Esse selo vem chancelar todo o nosso trabalho e abre portas para o crescimento da nossa Instituição.”

No decorrer da avaliação para a conquista da ONA, todas as áreas da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação.

“Um Hospital Acreditado é monitorado periodicamente por equipe especializada, credenciada pela ONA o que garante que a instituição está em busca contínua de melhorias e garante assim a segurança e qualidade no atendimento”, ressalta a superintendente.

Questionada sobre como deseja ser lembrada no setor da Saúde, Renata pontua a importância da dedicação. “Temos que entregar o nosso melhor sempre e fazer tudo baseado na ética e transparência. Os resultados precisam ser compartilhados com toda a equipe. O melhor legado é o desenvolvimento que você pode propiciar para os pacientes e colaboradores.”

Confira a entrevista completa com a superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, Renata Renne Ribeiro Finamor Alvarenga.