SERVIÇO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Sobre

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá é responsável por produzir e distribuir todos os alimentos fornecidos para pacientes, acompanhantes e funcionários.

Nosso principal objetivo é oferecer uma alimentação adequada e equilibrada, com especial atenção na higiene e segurança alimentar. Para isso, a Nossa Santa Casa tem investido na qualificação dos colaboradores do Serviço de Nutrição periodicamente, através de cursos de boas práticas para manipuladores de alimentos. A capacitação tem como principal objetivo o conhecimento de medidas preventivas para controle dos perigos potenciais em alimentos.

Equipe

Nossa equipe é composta por 3 nutricionistas, sendo uma responsável pelo setor de Produção, 1 pelo setor de Nutrição Clínica, e 1 pelo setor de Hemodiálise. Contamos com 4 cozinheiras e 12 copeiras que realizam a produção e a distribuição de todas as refeições dentro do ambiente hospitalar.

O setor produz em média 400 refeições/dia.

O cardápio

O nosso cardápio hospitalar é planejado e elaborado semanalmente pela Nutricionista Tatiany Alkmin Rodrigues, sendo composto de prato principal (carnes ou derivados), prato base (arroz e feijão), guarnição e saladas.

Diariamente os pacientes recebem em média 5 refeições conforme prescrição médica ou nutricional.

Nosso compromisso é atender as necessidades dos clientes que precisam não só da alimentação balanceada, mas também do carinho e a atenção.

Pacientes em Terapia Nutricional

Todos os pacientes em Terapia Nutricional (uso de sondas para alimentação, nutrição parenteral e suplementos nutricionais) são avaliados e acompanhados diariamente na Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Maternidade e Unidade de Terapia Intensiva, pela Nutricionista Viviane Satyro Mota, que realiza desde as prescrições até as orientações de alta.

A Nutricionista Elaine Valéria Fernandes, responsável pelo setor de Hemodiálise, faz as orientações aos pacientes e familiares quanto ao Tratamento Dietoterápico bem como a importância deste para a manutenção do bem-estar do paciente.

A sinergia entre as áreas de produção e clínica permite atingir um alto índice de satisfação dos clientes, garantindo uma alimentação sadia e de qualidade.

Os horários de funcionamento do setor são:

1.     Café da manhã das 08h00min às 09h00min;

2.     Almoço das 11h30min às 12h30min;

3.     Café da tarde das 14h00min às 15h00min;

4.     Jantar das 17h45min às 18h00min para os pacientes;

5.     Ceia a partir das 20h00min.